Quadrinhos e aprendizado Postado por FLM | 09 de Julho de 2013

As histórias em quadrinhos, um meio prazeroso de leitura e entretenimento, recentemente vêm conquistando um espaço diferente, o das salas de aula. Os quadrinhos estão sendo utilizados como um recurso didático-pedagógico no âmbito educacional, se tornando desta maneira um novo instrumento para a prática educativa.

E é exatamente esse tema que será abordado na Feira do Livro de Mossoró. Com a temática "Histórias em quadrinhos e aprendizado em sala de aula", Milena Azevedo e a professora Marcília Gomes irão conversar sobre a importância deste tipo de literatura no processo de aprendizagem dos jovens em sua fase escolar, e no incentivo ao gosto pela leitura. As duas participantes deste bate papo são especialistas na área de quadrinhos, com inúmeras realizações acadêmicas sobre o assunto.

Sobre as convidadas

Milena Azevedo é historiadora, formada pela UFRN, com mestrado também em História, concluído na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Professora de História, tendo lecionado como profª. substituta no Departamento de História da UFRN. É ainda uma Pesquisadora autônoma; poeta (com dois livros publicados); contista; roteirista e letrista de histórias em quadrinhos; diagramadora; colaboradora do site Universo HQ; editora da revista eletrônica sobre cultura pop Portal GHQ: www.ghq.com.br. Fica também responsável pelo setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.

O projeto “Visualizando Citações”, idealizado por Milena, foi indicado ao troféu HQ Mix 2013 na categoria “Web Quadrinhos”. Planejado para render vinte edições, o projeto imagina citações de grandes autores da literatura mundial em outro contexto, transformando-as em histórias em quadrinhos curtas, publicadas no blog www.provc.blogspot.com. Saiba mais, clicando AQUI.

A Professora Marcília Gomes é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. Atualmente é professora do Curso de Comunicação Social da UERN. O Doutorado em Ciências Sociais ela realizou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, no ano de 2008, Brasil. O título: "Crianças de papel: a infância nos quadrinhos de Maurício de Sousa." Tem Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, com o título: "Fragmentos do Discurso Quadrinizado", concluído no ano de 1998. Fez a Graduação - Comunicação Social - na Universidade da Paraíba.

deixar comentário

0 Comentários

Nenhum comentário cadastrado até o momento

Comentário


enviar


Patrocinio|Apoio